A DOR DO IRMÃO E DA IRMÃ MAIS VELHA
Você se sente mal por ser o mais velho? Você sente que foi feito para ser o teste dos seus pais para que eles possam acertar com seu irmão/irmã mais novos? Bem, se sim talvez você deva ler esse texto!
Você é o filho ou filha mais velha?
Se sim, é bem possível que você já tenha passado por problemas e dores como perfeccionismo, auto cobrança excessiva, crises de ansiedade, amadurecimento precoce e até mesmo crises depressivas.
Crescer sendo o primogênito realmente é um fardo.
Na minhas perspectiva e história eu constantemente pensava em mim sendo o ‘’teste’’ de aprendizado dos meus pais para depois educarem de forma amena e correta minha irmã.
É como se eu fosse feita para eles errarem e ela foi feita para os acertos deles
E isso…dói…
Primeiro, muitas vezes nós primogênitos só precisamos de apoio, alguém que diga ‘’eu estou aqui’’ mas raramente isso acontece né? até porque somos cobrados a fazer tudo o mais perfeito possível.
Temos responsabilidades e metas a serem cumpridas, metas essas que nunca foram de fato nossas, sonhos que nunca foram nossos.
Constantemente me pego em um loop de ‘’será que eu quero isso mesmo ou só estou fazendo e querendo isso porque é o que minha família espera e quer?’’
Vamos ser sinceros?
É bem cansativo esse posto
Somos obrigados a calçar sapatos grandes demais para nós
Principalmente tendo pais que brigam demais, nos vemos na responsabilidade de ser mediador dessas brigas e cuidadores dos nossos irmãos e irmãs mais novos.
Quanta responsabilidade ein?
Responsabilidade essa que veio cedo demais, não esperasse de uma pessoa de 14 anos que tome a frente de uma família, ou pelo menos não devia ser esperado isso.
A verdade é que nossa carga emocional é bem maior do que costumam imaginar, somos os primeiros, os primeiros a errar em TUDO, somos os primeiros a acertar e serem cobrados a ir para o próximo nível sendo que muitas vezes simplesmente nós não queremos…
É muito muito muito difícil dizer não quando se espera tudo de você
Acabamos nos fechando né?
Bem, eu entendo você caro leitor, de verdade.
Mas nem tudo está perdido, vou te falar algumas coisas que me confortam na maioria das vezes
TERAPIA
Primeiro a coisa mais importante, se puder faça Terapia!!!!
Eu prometo que será algo decisivo para você
Bem, as primeiros sessões se permite dizer são uma porcaria, até porque vai ser nossa primeira vez falando o que sentimos de verdade e falar pode ser a coisa mais difícil do mundo para você (para mim é).
Mas veja seu terapeuta como um baú, tudo que você falar será guardado a sete chaves, ele ou ela são seus confidentes mais sinceros e que sempre lhe farão pensar sobre maneiras de resolver aquele problema ou muitas vezes de aceitá-lo e perdoar alguém ou a si mesmo.
Para você que quer ler alguns livros terapêuticos vou deixar aqui um link de recomendados ok?
Segue a listinha:
ESCREVA E TENHA UM DIÁRIO
O poder de escrever seus pensamentos e sentimentos no papel ou até mesmo no celular é arrebatador.
Escrevendo você poderá se entender mais e melhor, você aos poucos vai desenvolver consciência de coisas que por vezes passavam batido na sua mente.
Eu por exemplo estou descobrindo o poder da escrita não só para externar tudo que sinto e se passa no meu coração mas para também trabalhar.
Imagina aí, você aprende a gostar de escrever e passa a trabalhar com isso ganhando seu dinheiro com algo que de fato VOCÊ gosta.
Se você quiser adentrar mais nesse tópico eu sugiro que veja o seguinte vídeo:
MÚSICA E EXTERNAR SENTIMENTOS
Como último tópico, gostaria de falar sobre minha principal paixão
A MÚSICA
Bem, não sei como funciona com você leitor mas sempre que coloco determinadas músicas para tocar eu acabo externando meus sentimentos…eu acabo chorando para ser mais direta e verdadeira com você.
Agora um ponto importante a ser falado, talvez você tenha medo e receio de chorar por se sentir vulnerável demais e muitas vezes não queremos transparecer né? o quanto estamos mal, o quanto estamos dilacerados por dentro.
Mas por favor chore, chore e chore
Chorar faz bem sabia?
Acontece o alívio da dor ao chorar, já que a bomba de hormônios liberada no momento pode funcionar como analgésico natural. O soluço de um choro mais intenso ajuda a oxigenar o corpo e regular a temperatura do cérebro. Chorar ajuda o corpo a descansar, pois ativa o sistema nervoso parassimpático.
Chorar tem a função de gerenciar o nosso estresse e fazer com que o corpo entre em homeostase, ou seja, sua situação de equilíbrio.
Então, se precisar chore.
POR ÚLTIMO…
Lembre-se sempre:
Está tudo bem não estar bem
E se no momento você está passando por algo muito difícil lembre-se vai ficar tudo bem pois eventualmente tudo se resolve, tudo fica bem e amanhã o sol vai nascer de novo.
Se precisar chore
E tente fazer terapia ok?
Qualquer coisa você também pode conversar com o CVV (Eles até que são bem legais viu?)
Espero que você fique bem ok? 🙂